quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Os bastidores da corrida

Olá pessoal, voltamos!

Quem vê as MaLús falando de seus treinos, corridas e objetivos pode até achar que a vida de corredor é "fácil": apenas calçar o tênis e sair por ai! Por isto decidimos fazer este post para contar um pouco mais dos bastidores da corrida: ou seja, as atividades que as MaLús fazem em complemento à corrida justamente para prevenção de lesões e buscando uma melhor performance nas pistas!
  
Lú fazendo exercício de isometria no Bosu

Mas afinal, o que está nos bastidores das MaLús?

 Primeiro de tudo: MUSCULAÇÃO! Sabemos que para muitos (e principalmente para muitas, rsrs) musculação é sinônimo de tortura! =/ Tem meninas que tem medo de ganhar muita massa e ficar "fortona"ou mais pesada para correr, o que piora a performance, e tem gente que acha a musculação uma atividade muito chata mesmo! Mas todo treinador de corrida cansa de falar e as MaLús também advertem: a musculação desempenha um papel muito importante de suporte à corrida, já que fortalece a musculatura, melhorando a postura (principalmente os exercícios do core - abdômen e costas) e diminuindo as chances de lesões ósseas e musculares!

Mas e quem detesta musculação com todas as forças, está perdido? NÃO!! Muitos atletas optam por atividades como Pilates, Yoga, e Exercícios Funcionais, que são bastante completas, porque trabalham, além da força, equilíbrio e alongamento, também essenciais na prática da corrida! Agora não tem desculpas, né?

Mari alongando antes de correr
Aproveitando o gancho, o alongamento antes e logo após os treinos é também fundamental! Antes da corrida o alongamento tem o papel de aquecer a musculatura, enquanto o alongamento após tem o papel de relaxar e soltar a musculatura, mas deve ser feito de forma moderada, sem exigir demais do músculo, pois ele ainda estará contraído!

(Teremos uma post surpresa em breve que detalhará melhor os benefícios do trabalho muscular para a corrida! Aguardem!!)

Outra atividade fundamental e muito recomendada pelas MaLús é a MASSAGEM. Acham que é coisa de dondoca? Pode até ser, quando o objetivo é o de modelar o corpo, mas a massagem desportiva tem o objetivo de soltar a musculatura e prevenir lesões, evitando a formação de pontos-gatilho, que podem ocasionar lesões musculares e até ósseas. Alguns atletas também optam pela Acupuntura, que solta a musculatura mais profunda.

Terceiro ponto: ALIMENTAÇÃO! Parece até mentira mas a alimentação e hidratação corretas podem melhorar e muito a performance de um atleta, evitando aquele cansaço no dia-a-dia após treinos e provas e fazendo o atleta render mais! Por isso é bacana consultar um nutricionista, porque a indicação vai muito além de "o que comer", incluindo também o "como" e o "quando comer"! A dica das MaLús vocês já sabem, é a clínica de nutrição RG Nutri!

Além de tudo isso, é bacana e indicado também idas regularem ao ORTOPEDISTA! Isso mesmo! Não tem gente que fala que o ginecologista é o médico da mulher? Pois então, o ortopedista é o médico do atleta! Muitas vezes uma dorzinha pequena que pode ser curada com uma boa compressa de gelo pós-corrida acaba virando uma grande lesão, se não diagnosticada a tempo! Por isso não vale a pena bobear!

Lú tomando suplemento pós-treino

  
Já viram que vida de atleta amador não é fácil, né? Mas as MaLús afirmam que é possível conciliar atividades suporte + corrida com a maratona do dia-a-dia! E tudo vale a pena quando a alma performance não é pequena, não é mesmo?
Lú ralando nos abdominais




Beijos e ótima semana!

MaLús

Um comentário:

  1. Isso ai Malus, adorei as dicas!! Principalmente a da massagem despotiva!! :-)
    Bjss
    Erica Ayres

    ResponderExcluir